CCG lança teleorientação em saúde 24h
Usuários do CCG já podem contar com o serviço de teleorientação em saúde durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana. O CCG 24H é um canal exclusivo para beneficiários dedicado a esclarecer dúvidas sobre saúde e a prestar orientações em casos de sintomas, após apreciação sobre as características dos casos. O atendimento é realizado por equipe especializada de enfermeiros supervisionada por médicos, que avalia, seguindo protocolos homologados internacionalmente, a gravidade dos relatos, e orienta de forma segura sobre as condutas a serem adotadas e sobre necessidade de atendimento médico e eventuais deslocamentos a emergências e hospitais. O serviço permite a diminuição de riscos e o aumento da segurança para o usuário, e ainda a otimização de custos gerais.
O serviço está disponível para os usuários dos planos CCG, os quais podem utilizar a assistência ligando gratuitamente para o número 0800 888 9599, de forma ilimitada. Numa segunda fase, que deve entrar em operação até o fim deste ano, o CCG irá disponibilizar o serviço através de um novo aplicativo que também permitirá a interação através de WhatsApp e vídeo chamada.
“A teleorientação é uma grande comodidade para o nosso usuário. Ele será atendido em até 15 segundos, recebendo o direcionamento de um profissional especializado. Em 70% dos casos, pacientes procuram as emergências de forma desnecessária. Diversas situações podem ser beneficiadas, como por exemplo pais que saem de casa à noite com bebês em busca de atendimento. Com o serviço, eles podem receber orientações adequadas em casa, sem este desconforto”, destaca Fábio Rossetto, diretor-executivo financeiro do CCG.
Outra característica do CCG 24H é que a equipe retoma o contato com o usuário 30 minutos após o atendimento ser finalizado para verificação do status da situação do paciente. “A teleorientação não faz um serviço de diagnóstico nem substitui a consulta médica, mas acolhe a pessoa que está insegura e a escuta, promovendo o correto encaminhamento do caso, o que pode incluir, claro, o direcionamento a especialidades médicas para consultas presenciais, sempre que necessário”, completa Rossetto.