07 janeiro 2020

CCG comemora ganho de eficiência e expandirá atendimento para o interior em 2020

O principal desafio do Centro Clínico Gaúcho (CCG) em 2020 será expandir o atendimento para além da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari. Trabalhamos para deixar a operação mais redonda e mudamos o modelo assistencial para “Saúde de Valor”. O modelo mais eficiente, e talvez o único, é o da verticalização, em que se obtém um maior controle sobre os processos, bem como sobre a qualidade empregada no tratamento. As declarações de Mauro Borges, Executivo de Operações do CCG, ajudam a compreender o novo momento vivido pela operadora gaúcha após a venda de fatia minoritária do CCG ao grupo Kinea, gestora de private equity do Itaú. A transação foi de cerca de R$ 150 milhões, concretizada no mês de maio. 

O executivo é o 15º entrevistado da série especial de final de ano do Portal Setor Saúde, que conta com a participação de executivos de saúde de hospitais e operadoras de planos de saúde do Rio Grande do Sul. Borges detalhou as principais conquistas em 2019 e os planos para 2020. 


Grandes conquistas em 2019

Mauro Borges destaca que o ano foi de foco na mudança de paradigma em relação ao modelo assistencial, investimento na modernização da gestão e incorporação de novas tecnologias para controle de custos e indicadores. 

“O ano de 2019 foi de grandes conquistas para o CCG. Trabalhamos para deixar a operação mais redonda e mudamos o modelo assistencial para “Saúde de Valor”. Este novo modelo consiste em uma série de iniciativas que colocam o paciente no foco do tratamento, aumentando a resolutividade e trabalhando na prevenção de doenças. Além disso, auxilia nos custos da operação e melhora a experiência e a satisfação dos clientes e beneficiários. Para tal, fizemos uma série de investimentos em novas tecnologias, tais como: a reformulação da central de atendimento – que torna o processo mais fácil, prático e acessível; o Inteligência CCG – que auxilia na gestão de saúde das empresas, proporcionando visibilidade e gestão de saúde dos funcionários; o CCG24h – serviço de orientação em saúde gratuito, que possibilita ao beneficiário sanar suas dúvidas antes de procurar a emergência; o +Saúde – plataforma que vem para nos apoiar no processo de gerenciamento dos pacientes crônicos e traz mais efetividade para nossos programas existentes há mais de 7 anos (Saúde em Dia e PAD); e por fim o Dr. Marvin – que, através de inteligência artificial, auxilia na verificação de contas médicas e fraudes do sistema de saúde. Por meio destas tecnologias, trabalharemos melhor a questão de saudabilidade dos contratos PJ, reduzindo o desgaste de futuros reajustes com os clientes”, detalha Borges. 


Ampliação da rede de atendimento, maior qualidade do atendimento e melhor modelo de remuneração

Uma série de investimentos, visando ganho de escala e novos pontos de atendimento, foi anunciada pelo executivo de operações da CCG. Cidades do interior receberão, em breve, novas unidades CCG. A meta é entregar maior qualidade ao paciente e melhor remuneração aos médicos. 

“O principal desafio do CCG em 2020 será expandir o atendimento para além da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari. Estamos estruturando uma série de operações em outras regiões como Bagé, Santa Maria, Cruz Alta e Novo Hamburgo. E vem mais por aí. Estes investimentos nos trouxeram estrutura e eficiência que nos colocou em outro patamar de gestão, de controles e de qualidade. Além disso, nos habilita a entrar rapidamente no tema de medicina de valor (saúde de valor), enfatizando a saúde preditiva, maior qualidade do atendimento e melhor modelo de remuneração para médicos, seja de rede própria ou credenciada” enfatiza o executivo.  


Importância das novas tecnologias para o CCG

As novas tecnologias têm tido um papel valioso para o CCG, que em pouco tempo, passou a ter uma ampla visão dos indicadores que impactam o negócio. Borges salienta os investimentos em tecnologias extremamente avançadas. 

“Estamos acompanhando fortemente esses avanços tecnológicos e incorporando rapidamente no nosso dia a dia. Partimos de um sistema ERP (concebido internamente) para uma implantação de um novo sistema integrado (ERP – Solus), além de uma série de investimentos em tecnologias extremamente avançadas. Por exemplo: o Dr Marvin, que nos auxilia no processo de contas médicas; o Inteligência CCG que nos auxilia na gestão conjunta com nossos clientes dos custos assistenciais, refletindo em um melhor processo de reajuste. Aliás, a nossa estratégia é, com o tempo, realizar ajustes apenas por índices de mercado e não repassar inflação médica; O +Saúde, com o gerenciamento inteligente de crônicos; Clinical Key (plataforma Elsevier de gestão clínica), entre outros que virão trazendo maior benefício e qualidade aos clientes e funcionários. Além disso, iniciamos a implantação de uma das melhores plataformas disponíveis que trará uma série de benefícios aos nossos funcionários. Entendemos que cuidar dos nossos funcionários é cuidar também de nossos clientes”, defende Borges. 


Fee for Service, verticalização, valor e qualidade a preço justo

Para Borges, o modelo fee for service é insustentável. O executivo fala ainda sobre a verticalização e a necessidade de buscar o modelo de saúde de valor. Borges defende que para entregar qualidade, não é necessariamente necessário cobrar um preço elevado. 

“Já está comprovado que o atual modelo praticado de medicina – o de fee for service – não funciona. Os custos são sempre repassados para os clientes e o modelo é insustentável. O modelo mais eficiente, e talvez o único, é o da verticalização, em que se obtém um maior controle sobre os processos, bem como sobre a qualidade empregada no tratamento. Também se destaca o modelo de saúde de valor (em suas várias modalidades), em que se prevê um serviço de qualidade, adequado à necessidade do paciente, sendo cauteloso com os custos e visando sempre a satisfação final e resolutividade. Entendemos que não precisamos, necessariamente, pagar uma saúde mais cara para ter qualidade”, explica Borges.  


Mensagem aos colaboradores

“Gostaria de agradecer o forte empenho de todas as equipes durante este ano. Foram meses de intenso trabalho e mudanças, que exigiram de todos muito esforço e dedicação para atingir as metas e resultados. Para 2020 esperamos contar com todo esse comprometimento novamente e com mais foco nos resultados”, finaliza. 


Fonte: Setor Saúde

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