09 junho 2022

ANS estabelece reajuste 2022 para Planos Individuais e Familiares

Prezados Beneficiários,

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 15,5% (quinze vírgula cinco porcento) no período de maio de 2022 a abril de 2023, a partir do mês de aniversário do contrato.

Esse é o menor índice de reajuste da série histórica dos planos de saúde individuais e familiares regulamentados.

Se considerados o reajuste de 15,5% anunciado pela ANS em 2022 e o reajuste negativo (desconto) de 8,19% aplicado em 2021, o reajuste equivale a um aumento de 2,97% por ano nesses dois anos de pandemia de Covid-19. Isso garantiu um fôlego extra para o consumidor no auge da pandemia e, agora, com a flexibilização das medidas de restrição, o avanço da vacinação e a retomada das atividades, o reajuste anunciado pela ANS garantirá a sustentabilidade da operação do seu plano de saúde (princípio do mutualismo).


VOCÊ SABIA?
O valor do seu plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos.

Dessa forma, o índice de reajuste dos planos individuais e familiares reflete o comportamento das despesas assistenciais no ano anterior. Logo, em 2020, com a redução da frequência de utilização, em função da pandemia, a ANS definiu um reajuste negativo (desconto) de 8,19%. Em 2021, com a retomada gradativa da utilização dos serviços de saúde e o aumento dos custos no setor, o índice de reajuste anunciado pela ANS retrata esse aumento de despesa.


Entenda como será aplicado o reajuste para planos individuais/familiares regulamentados:

Se o seu plano de saúde individual ou familiar regulamentado faz aniversário nos meses de maio ou junho de 2022, você receberá o reajuste retroativo nas próximas mensalidades, a partir de julho. No exemplo abaixo, foi considerado o valor de R$ 100,00 para a mensalidade de um plano de saúde.














Para mais informações acesse:

Comunicado Oficial ANS

→ Perguntas e Respostas ANS


Veja mais novidades

nov
27
nov
20
nov
19

Transferência de unidade do Laboratório Marques D'Almeida na Av. Assis Brasil, 3217

nov
17

Aviso - Sistema temporariamente fora do ar em 18/11

nov
13

Encerramento das atividades da Clínica CCG Zona Norte

nov
06