Programa de Atenção Domiciliar (PAD)

O PAD é um programa que oferece atendimento domiciliar aos pacientes com necessidades de cuidados especiais. Isso significa que o paciente que está em situação de mobilidade restrita ou totalmente acamado, que necessita de assistência clínica médica de manutenção e/ou restabelecimento de saúde com risco identificado de internação, receberá atendimento qualificado em domicílio. O encaminhamento para o PAD deverá ser realizado pelo médico assistente após a alta do paciente, por não haver indicação de permanência em ambiente hospitalar, porém ainda é necessário manter o acompanhamento e/ou cuidados específicos de profissionais que compõem a equipe.

Com equipe interdisciplinar visitadora, incluindo médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista, realiza serviços como aplicação de medicamentos, avaliação e orientação para curativos, soroterapia, entre outros.

Como o cuidado será oferecido?

Na avaliação da equipe, é determinado um plano de Assistência Domiciliar, com o objetivo de organizar as necessidades de cada paciente e promover os tratamentos necessários conforme a evolução do quadro clínico. No domicílio, o paciente poderá, de acordo com sua necessidade, receber as visitas dos diversos profissionais: Médico, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Nutricionista e Psicologia. O PAD não realiza atendimento de urgência e emergência. Todas as visitas são agendadas conforme a demanda. A visita domiciliar é programada a cada 30 dias, respeitando o plano de cuidado e o período ao tratamento proposto.

Medicações de uso contínuo
Seguir corretamente as orientações das medicações de uso contínuo do paciente é fundamental para o controle e tratamento de suas doenças. O cuidador deve estar atento e auxiliar a equipe médica com as modificações que podem ocorrer em consultas com especialistas e outros profissionais de saúde que atendem o paciente. Portanto, o cuidador é essencial uma vez que é o responsável pela aplicação adequada do tratamento indicado.

Oxigenioterapia

Quando indicada pelo médico a oxigenioterapia domiciliar, o programa poderá fornecer por até 30 dias, tempo que permite que o paciente possa solicitar o fornecimento à Secretaria de Saúde ou adquirir de empresas especializadas. Auxilia para uma série de necessidades, desde assistência com relação a recebimento de benefícios sociais, até o recebimento de oxigenioterapia domiciliar e dietas por sondas fornecidas pela Secretaria de Saúde.

Obrigações do Paciente e Cuidador

Para o sucesso do tratamento é fundamental que as recomendações da equipe sejam seguidas. O cuidador é o responsável direto pelo bem-estar do paciente, alimentação, higiene pessoal e lazer da pessoa assistida.

As visitas dos profissionais de saúde serão agendadas e com contato prévio com o Cuidador. O número de visitas e/ou intervalo entre as visitas dependerá do plano de tratamento do paciente, havendo a necessidade de exames ou procedimentos, o CCG Saúde conta com uma ampla rede de Unidades de Pronto Atendimento, bem como a Central de Regulação para garantir o melhor atendimento necessário a condição do paciente. 


Entre em contato com a equipe do PAD através dos canais:

Plantão 24h: (51) 99317-7860

WhatsApp: (51) 99317-7860

E-mail: pad@ccgrs.com.br


Consulte dúvidas frequentes

Como faço para incluir um paciente no PAD?

Para a inclusão de novos pacientes no programa, deve ser preenchido o formulário de solicitação de avaliação PAD com as seguintes informações:

• Nome completo
• Código carteirinha
• Data nascimento
• Nome responsável paciente
• Telefone responsável 

Quais são os critérios de inclusão para o PAD?

• Paciente em condições clínicas estáveis;

• Presença de responsável maior de 18 anos no domicílio;

• Assinatura do Termo de Consentimento informado;

• Cobertura dentro da área de abrangência;

• Pertencer ao plano hospitalar;

• Pacientes encaminhados de qualquer unidade do CCG;

• Pacientes encaminhados de desospitalização;

• Pacientes encaminhados do GDC;

• Deverá ser encaminhado por e-mail solicitação de inclusão no PAD por meio de formulário preenchido pelo Médico assistente.

Como é realizado o transporte do paciente?

O transporte do paciente fica sob responsabilidade do cuidador responsável, tanto para consultas de revisão com especialistas nas unidades do CCG, quanto para eventuais urgências e emergências. Sempre é fundamental o contato com o Plantão 24h em caso de urgência, para que possamos acionar a Central de Regulação e determinar o melhor local de atendimento do paciente.

Quanto tempo dura esse atendimento?

Ao realizar o plano de atendimento, nossa Equipe define as metas de tratamento do paciente. Ao alcançarmos estas metas, o paciente terá alta do programa, podendo ser encaminhado a programas ambulatoriais que visam prevenção ou controle de doenças crônicas como o Estar Bem.