Programa de Atenção Domiciliar (PAD)

O Programa de Atenção Domiciliar  do CCG Saúde é um benefício concedido aos pacientes com planos hospitalares, que necessitam de atendimento domiciliar. 

O encaminhamento para o PAD é realizado pelos médicos assistentes do CCG Saúde ou pelo Comitê de Desospitalizações, que avaliam os casos conforme critérios específicos do programa. A permanência no programa é temporária, somente pelo período necessário para reabilitação do quadro agudo do paciente, conforme avaliação da equipe. 


Como o cuidado será oferecido? 
Com o objetivo de organizar as necessidades de cada paciente e promover os tratamentos necessários conforme a evolução do quadro clínico, o paciente será primeiramente encaminhado para a avaliação da Equipe de Admissão do programa. Na admissão será realizado um plano de Assistência Domiciliar em que as demandas identificadas são direcionadas para os serviços disponíveis no PAD, tais como: 

• Assistente social
• Enfermagem
• Fisioterapia
• Fonoaudiologia
• Nutrição
• Psicologia
• Equipe médica
• Serviço de Cuidados Paliativos
• Equipe de Feridas e Estomas

O Programa de Atenção Domiciliar não realiza atendimento de urgência e emergência. Todas as visitas são agendadas conforme a demanda, dessa forma a regularidade da visita domiciliar é programada conforme a necessidade de cada paciente, respeitando o plano de cuidado e o período ao tratamento proposto. 

Para mais informações sobre o Programa de Atenção Domiciliar, entre em contato com seu Médico Assistente. 

Consulte dúvidas frequentes

Como faço para incluir um paciente no PAD?

Para a inclusão de novos pacientes no programa, deve ser preenchido o formulário de solicitação de avaliação PAD com as seguintes informações:

• Nome completo
• Código carteirinha
• Data nascimento
• Nome responsável paciente
• Telefone responsável 

Quais são os critérios de inclusão para o PAD?

• Paciente em condições clínicas estáveis;

• Presença de responsável maior de 18 anos no domicílio;

• Assinatura do Termo de Consentimento informado;

• Cobertura dentro da área de abrangência;

• Pertencer ao plano hospitalar;

• Pacientes encaminhados de qualquer unidade do CCG;

• Pacientes encaminhados de desospitalização;

• Pacientes encaminhados do GDC;

• Deverá ser encaminhado por e-mail solicitação de inclusão no PAD por meio de formulário preenchido pelo Médico assistente.

Como é realizado o transporte do paciente?

O transporte do paciente fica sob responsabilidade do cuidador responsável, tanto para consultas de revisão com especialistas nas unidades do CCG, quanto para eventuais urgências e emergências. Sempre é fundamental o contato com o Plantão 24h em caso de urgência, para que possamos acionar a Central de Regulação e determinar o melhor local de atendimento do paciente.

Quanto tempo dura esse atendimento?

Ao realizar o plano de atendimento, nossa Equipe define as metas de tratamento do paciente. Ao alcançarmos estas metas, o paciente terá alta do programa, podendo ser encaminhado a programas ambulatoriais que visam prevenção ou controle de doenças crônicas como o Estar Bem.